O que é PCMSO?

O que é PCMSO?

Ainda não sabe o que é PCMSO e para que serve? Então vamos conversar sobre…

A sigla PCMSO significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, é regulamentado pela Norma Regulamentadora nº 07 (NR-07).

A Norma Regulamentadora nº 07 (NR-07) estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do PCMSO por parte de todos os empregadores e instituições que possuam empregados com vínculo de emprego, (CLT).

O que é o PCMSO?

O subitem 7.3.1 da nova NR-07, Diz: “o PCMSO é a parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da organização no campo da saúde de seus empregados, devendo estar harmonizado com o disposto nas demais NR.”

Para que serve o PCMSO?

O PCMSO tem como finalidade a prevenção, o rastreamento e o diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

A nova redação da NR-07 estabelece que o PCMSO tem como objetivo proteger e preservar a saúde dos empregados em relação aos riscos ocupacionais, conforme a avaliação de riscos do Programa de Gerenciamento de Risco (PGR) da empresa ou instituição.

Qual profissional pode elaborar o PCMSO?

O PCMSO de uma empresa ou instituição deve ser elaborado por um médico do trabalho, inexistindo o profissional na localidade, a organização poderá contratar um médico de outra especialidade para ser responsável pela elaboração e implantação do PCMSO.

O PCMSO e o PGR devem estar interligados?

É importante destacar que o PCMSO e o PGR devem estar interligados, conforme descrito no subitem 7.5.1 da NR-07.

“7.5.1 O PCMSO deve ser elaborado considerando os riscos ocupacionais identificados e classificados pelo PGR”

Dessa forma, o PCMSO e o PGR devem estar interligados, sendo o PCMSO elaborado com base nas avaliações de riscos ocupacionais do PGR.

veja mais em https://segmedbrasilia.com.br/pcmso-nr-7/

Fontes: Gov. Br, Blog – Segurança do Trabalho 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *