Como Atendemos a NR 01

Esclareça suas dúvidas

Importante

Caso você pretenda capacitar em SST por ensino a distância ou semipresencial, precisa buscar por uma plataforma que se encaixe nas diretrizes da NR 1, caso contrário, está sujeito a descumprir a lei e, portanto, ser punido.

Afinal de contas, as diretrizes da NR 1 existem para garantir a qualidade e a segurança dos treinamentos normativos digitais. E respeitá-las é essencial para garantir não só a segurança jurídica, mas para se certificar do que o profissional está aprendendo e protegendo sua saúde.

3.1 Sempre que a modalidade de ensino a distância ou semipresencial for utilizada, será obrigatória a elaboração de projeto pedagógico que deve conter:

a) objetivo geral da capacitação;
b) princípios e conceitos para a proteção da segurança e da saúde dos trabalhadores, definidos nas NR;
c) estratégia pedagógica da capacitação, incluindo abordagem quanto à parte teórica e prática, quando houver;
d) indicação do responsável técnico pela capacitação;
e) relação de instrutores, quando aplicável;

COMO ATENDEMOS: Nós criamos e disponibilizamos todos os projetos pedagógicos contendo todas estas informações e outras informações adicionais que julgamos importantes para o planejamento do treinamento.

4.5 Deve ser mantido canal de comunicação para esclarecimento de dúvidas, possibilitando a solução das mesmas, devendo tal canal estar operacional durante o período de realização do curso.

COMO ATENDEMOS: Todas as dúvidas dos alunos são respondidas em até dois dias úteis pelos nossos tutores que possuem proficiência comprovada em cada treinamento. Para enviar a dúvida, basta o aluno acessar a sala de aula, escrever e clicar em enviar.

4.7 Após o término do curso, as empresas devem registrar a realização do mesmo, mantendo o resultado das avaliações de aprendizagem e informações sobre acesso dos participantes (logs).

COMO ATENDEMOS: Todos os treinamentos possuem avaliações intermediárias que deverão ser respondidas ao final de cada módulo, possuem também a prova final que fica disponível para o aluno responder após ter finalizado todos os módulos do treinamento. Nossa plataforma possui diversos relatórios que mostram o resultado destas avaliações de aprendizagem, bem como relatório de log que registra quem foi o aluno que fez login , a data e horário de acesso, o IP (computador) utilizado, o curso e a turma acessados e o que ele fez no curso, e o tempo total logado.

5. Requisitos tecnológicos

5.1 Somente serão válidas as capacitações realizadas na modalidade de ensino a distância ou semipresencial que sejam executadas em um Ambiente Virtual de Aprendizagem apropriado à gestão, transmissão do conhecimento e à aprendizagem do conteúdo.
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): Espaço virtual de aprendizagem que oferece condições para interações (síncrona e assíncrona) permanentes entre seus usuários. Pode ser traduzida como sendo uma “sala de aula” acessada via web. Permite integrar múltiplas mídias, linguagens e recursos, apresentar informações de maneira organizada, desenvolver interações entre pessoas e objetos de conhecimento, elaborar e socializar produções, tendo em vista atingir determinados objetivos.

COMO ATENDEMOS: Todos os nossos treinamentos são altamente interativos e a plataforma permite a interação constante com os objetos de conhecimento. Eles foram desenvolvidos com design instrucional aplicado, 3D e outros recursos andragógicos focados na aprendizagem e não apenas na entrega do conteúdo.

Como o Portal de treinamento atende a NT 54?

Projeto pedagógico:

Deve caracterizar e descrever a capacitação, os objetivos da capacitação, a infraestrutura física, as estratégias pedagógicas, os recursos tecnológicos, o material didático, as atividades a serem desenvolvidas e os mecanismos de avaliação.

Os treinamentos da SegMed Brasília nascem com a criação de um Plano Instrucional – PI, onde o projeto pedagógico está inserido. Nele são elencados os objetivos de aprendizagem definidos para o treinamento, bem como os conteúdos que serão ensinados para formação da nova habilidade no trabalhador.
O PI define também as soluções instrucionais (recursos didáticos) escolhidas e que serão aplicadas a cada conteúdo, a ideia é utilizar o recurso mais adequado e eficiente para o processo de aprendizagem em andamento.

Para isso utilizamos recursos variados como: animações 3D, vídeos de instrução, infográficos, simuladores, jogos, textos para leitura, apostilas e reforçadores auditivos diversos, além do que, todas aulas são locutadas e interativas. O PI também identifica em seu conteúdo o sistema de avaliação utilizado e a necessidade de treinamento prático, conforme determina a NR em questão.

Estes recursos combinados, objetivam aplicar na prática as técnicas de Design Instrucional, as atividades da Taxonomia de Bloom, as técnicas Andragógicas e a teoria da Contingência por Reforçamento de Skinner. Pois, entendemos que o objetivo do treinamento é ensinar novos comportamentos aos alunos adultos. Estas estratégias contribuem para retenção do conteúdo aprendido, sempre com foco em potencializar a aprendizagem do trabalhador.

Duração:

A duração do curso a distância deve ser igual à duração do curso na modalidade presencial, já que a capacitação é prevista em NR, onde se estipula a duração mínima necessária.

A duração dos treinamentos da SegMed Brasília atende o estabelecido nas NRs, bem como, garante que todos os conteúdos da grade de ensino são ensinados ao trabalhador.

Nossa metodologia oferece ainda uma vantagem. Devido a estratégia pedagógica adotada, o aluno-adulto tem seu ritmo e estilo de aprendizagem respeitados, pois nela, ele avança em sua aprendizagem a medida que interage com o conteúdo de forma ativa. Deste modo, estimulamos a autonomia e o autodidatismo do trabalhador.

Local, horário e tecnologias (2 itens tratados em conjunto):

1. Deve ser disponibilizado ambiente adequado à tecnologia que será utilizada na capacitação por EaD e semipresencial. A capacitação em SST deve ser realizada em horário de trabalho, e o acesso ao local de estudo deve ser franqueado pelo empregador, seja em suas próprias dependências ou na de terceiro contratado para realização da capacitação. Também deve ser garantido pelo empregador o acesso à mídia escolhida (televisão, computador, internet, login, senha, conforme o caso).

2. A definição do uso das tecnologias a serem adotadas deve estar em consonância com a realidade do local onde será ministrada a capacitação. Deve-se verificar se há suporte e infraestrutura para a adoção das diferentes mídias que proverão a capacitação nos formatos EaD e semipresencial.

A versatilidade de nossa plataforma de ensino se adequa a variedade de infraestruturas dos clientes, permitindo ao empregador dar acesso aos treinamentos diretamente no posto de trabalho ou em ambiente adequado para essa função. O empregador pode configurar os períodos que deseja dar acesso aos treinamentos evitando assim passivos trabalhistas.

Interação:

Os projetos pedagógicos devem prever que as tecnologias adotadas na implementação de EaD e semipresencial proporcionem a interação entre os atores da capacitação, ou seja, deve-se propiciar a comunicação entre alunos e professores.

O apoio a aprendizagem do trabalhador passa por 2 pilares:

1. Suporte técnico: Cujo objetivo é prover o acesso a plataforma de ensino, bem como zelar pela compatibilidade dos recursos tecnológicos e pela experiencia de aprendizagem ao longo de todo o treinamento.
2. Tutoria: Cujo objetivo é dar o acompanhamento ao aluno em sua aprendizagem e tirar as dúvidas quando elas ocorrerem.

Para facilitar a comunicação entre instrutor e aluno estão disponíveis 3 meios: fórum para aprendizagem colaborativa, e-mail e telefone. As dúvidas enviadas são respondidas em até 48 horas.

Público alvo:

A seleção da modalidade de EaD e semipresencial deve considerar as características do trabalhador, tais como escolaridade e familiaridade com os recursos pedagógicos e tecnológicos necessários à implementação dessa modalidade de capacitação.

Os treinamentos da SegMed Brasília objetivam primeiro formar a competência, para depois certificar. Por isso a preocupação que temos em “falar a linguagem” do trabalhador. Para facilitar a compreensão do aluno usamos linguagem dialogada e lógica, fazendo aproximações com a expressões do dia a dia do trabalhador, sempre que possível.

Buscamos na dinâmica dos jogos a inspiração para ativar e envolver o trabalhador independente de seu estilo de aprendizagem, seja ele: visual, auditivo ou sinestésico.

Os treinamentos da SegMed Brasília exploram os inputs sensoriais e a linguagem para superar questões como escolaridade e familiaridade com a tecnologia para formar o comportamento seguro no trabalhador.

Profissionais:

Os profissionais da educação, que atuarem no EaD e semipresencial, além de terem formação condizente e específica conforme NRs, devem ter preparação específica para atuar nesse tipo de modalidade.

Nossos instrutores especialistas nas diferentes NRs, sem exceção, são preparados para atuarem de modo on-line e presencialmente. Para isso, desenvolvemos o Programa de Certificação de Instrutores da SegMed Brasília, cujos objetivos são:

  • Garantir a proficiência do instrutor
  • Executar com excelência o papel de instrutor e tutor.
  • Agir conforme a etiqueta do prestador de serviço do Portal Escudo.
  • Realizar as atividades previstas: Antes, durante e depois do treinamento.

Conteúdo Prático:

É indispensável que os treinamentos práticos previstos em norma, caracterizados como aqueles que demandam a aprendizagem do trabalhador in loco, além de constar no projeto pedagógico, devem ser ministrados de forma presencial.

Oferecemos a modalidade semipresencial sempre que a NR assim o exigir. Nesta modalidade o trabalhador realiza a parte teórica na plataforma e a parte prática in Company.

Sistemas de avaliação:

Existência de sistemas de acompanhamento e avaliação da aprendizagem, que sejam contínuos e efetivos, de forma a verificar o desenvolvimento das habilidades e o real aprendizado do conteúdo pelo trabalhador.

Criamos para os treinamentos do Portal Escudo um sistema de avaliação de aprendizagem que foca na fixação dos conteúdos. Ele funciona na seguinte dinâmica: A cada novo conteúdo aprendido pelo aluno, imediatamente são aplicados exercícios de fixação nos conteúdos mais relevantes a formação da nova habilidade.

Essa dinâmica se repete até o término de cada aula. Sua função é levar o conteúdo adquirido da memória de curto prazo para a memória de longo prazo, potencializando a aprendizagem.

No final de cada aula é aplicada a revisão de conteúdo cujo objetivo é gamificar o treinamento; ou seja, o aluno que possui aptidão superior a 70%, avança para a próxima aula assim como a mudança de “fase” que ocorre nos jogos eletrônicos.

O aluno que demonstrar aptidão ao longo de todo o treinamento, segue para a prova de suficiência que concederá o certificado ou para o treinamento prático no caso de treinamento semipresencial.

Destacamos que no sistema de avaliação do Portal Escudo o aluno é exigido ao longo de todo o treinamento e não apenas numa prova de 20 questões aplicada ao final do treinamento. Prática está infelizmente comum no mercado.

Responsabilidade:

Enfatizamos que, conforme rege a NT 54 do MTE, a responsabilidade de oferecer treinamentos de qualidade é do EMPREGADOR. E que rejeita-se a capacitação em SST puramente genérica, meramente protocolar e que não capacita o trabalhador para nenhuma atividade.

O EMPREGADOR responde pela capacitação de má qualidade mesmo quando a capacitação for terceirizada, devendo ser evitadas as marcas de treinamento cujo objetivo sejam somente a certificação sem critérios.